quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Módulo Liderança

Conceito de Liderança:

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma como os objetivos do grupo ou da organização.

Conceito de Liderança antigamente:

A liderança antigamente era tida como um cargo de superioridade, quem liderava não se misturava com os outros, crescia e não se importava com o grupo ao seu redor, quem quiser que o siga, como na figura.

Conceito de Liderança hoje:
A liderança hoje é um cargo de humildade, a preocupação com o próximo é um fator característico, é a liderança quem motiva todo o resto do grupo a crescer. Como por exemplo, na figura acima o líder se coloca atrás e empurra (motiva) todo o grupo; isto permite também a evolução dos que são motivados pela liderança (vagões da frente são mais “aerodinâmicos” ).

As diferenças de liderança:

A liderança de antigamente era aquela que ia à frente. A liderança de hoje é aquela que vai atrás apoiando e estimulando.

A liderança de antigamente era aquela que por si só fazia acontecer. A liderança de hoje é aquela que forma equipes para que essas equipes façam acontecer.

A liderança de antigamente controlava pessoas. A liderança de hoje controla processos e incentiva a liberdade e a autonomia da equipe.

A liderança de antigamente muito se destacava. A liderança de hoje é aquela que estimula sua equipe a se destacar, pelos resultados obtidos.

A liderança de antigamente procurava converter seus liderados, forçando-os a pensarem e agirem como ele. A liderança de hoje procura conscientizar seus colaboradores para
que sejam eles próprios, com suas maneiras únicas e particulares de pensarem e agirem.

A liderança de antigamente era aquela que liderava pela imposição. A liderança de hoje é aquela que lidera pelo afeto.



"A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, 'Vá!' - um líder diz, 'Vamos!'"

Nenhum comentário: